quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Escatologia - Introdução

Escatologia - Introdução e Definição
Texto Bíblico: Ap. 21: 1-8

Introdução:

1. Primeiramente definiremos o que é Escatologia. Tratado ou doutrina das ultimas coisas – È o ensino dos eventos que estão para acontecer. Trata da vinda de Cristo e dos eventos posteriores.

2. Assim, como as outras doutrinas, a Escatologia tem um fundo vétero-testamentário, já que os escritores neotestamentario eram judeus, cuja mentalidade semítica era facilmente observada pelo uso constante do hebraísmo (termo ou locução da língua hebraica).

3. Os judeus dividiam a historia em duas partes ou períodos:

1- “Os primeiros tempos” que vai até a 1ª vinda do Messias, onde se dá o chamado “Cumprimento ou plenitude dos tempos”. Marcos 1:15; Gálatas 4:4.
2- “Os Últimos tempos”, que é contado a partir da 1ª vinda de Jesus (1ª João 2:18), que culminará com “o Dia do Senhor” ou “o Dia de YHWH”, no qual Deus julgará a humanidade, pondo ponto final na Historia.

4. Pode-se dividir a Escatologia em: Individual ou Particular e Coletiva ou Geral.

1- A primeira divisão tem a ver com o destino de cada individuo e trata de responder às perguntas mais inquietantes como: Com a morte termina tudo? Quando termine a minha vida neste mundo, para onde irei? O que há reservado para mim, além tumulo? Hebreus 9:27 diz que “está reservado aos homens o morrer uma só vez, e depois disto o juízo lhes espera”. E assim a morte se torna, a linha divisória, irreversível, para o individuo humano. A segunda tem a ver com o destino final da humanidade e trata de responder as seguintes perguntas: Aonde irá parar a humanidade? Que fim terá a Historia da humanidade, que vive em meio às crises econômicas, políticas, sociais, religiosas, culturais, que estamos enfrentando? Hb. 9.28 e Ap. 22:17: 17-20.
2- De uma coisa estamos certos; Deus tem o controle do universo e dará um final justo e perfeito á Historia da humanidade. Deus será puro no falar e puro no seu julgamento. Salmo 51:4. Seu nome será total e universalmente glorificado. Ap. 4:11; 5:13, pois o Senhor dará o “Xeque-mate” a todo mal, por mais que o Maligno tenha confiado na estratégia, friamente calculada, de suas investidas.
3- O mundo não pode ver o desenrolar do jogo e investidas satânicas na historia da humanidade. Inclusive no âmbito dos que dizem ser cristão, mas seguem a teologia liberal, como os enganadores do primeiro século da nossa era (2ª Pedro 2:1-3; 3:3-13), adotam a tática da avestruz e se atrevem a negar praticamente as verdades bíblicas. A avestruz na bíblia é considerada imunda (Lev. 11:16; Dt. 14: 15), reprovada (Jô 39:13-18; Lm. 4:3), comparada à desolação reinante nos lugares estéreis ( Is. 13:21; Jr. 50:39), comparada à tristeza das pessoas (Jô 30:29; Mq. 1:8).
4- O crente fiel encontra na Bíblia a resposta para suas duvidas, ainda as mais tenaz e para as perguntas mais inquietantes e permanece crendo e atento ao cumprimento das profecias, como está escrito em 2ª Pedro 1:19.

5. Antes de entrarmos no assunto, é bom lembrar que existem aspectos da Escatologia que não são bem esclarecidos por falta de aplicação corretamente da hermenêutica, os quais devem ser mais bem analisados, estudados e ponderados em si mesmos e no conjunto das escrituras. Para tanto é necessário deixar de lado: posicionamentos de escola teológica, revestir-se de humildade, para poder mudar de opinião em face a evidência e não permitir que seja quebrado o vinculo da paz que é o amor (Efesios 4:2,3), na discussão entre irmãos que, sem má fé, sustentam pontos de vista diferentes entre si. Agostinho disse: “No necessário, unidade; no duvidoso, liberdade; em tudo amor”. Tem uma fábula clássica dos coelhos que fala do final trágico dos mesmos, que por estarem desapercebidos enquanto discutiam sobre os cães que os perseguiam se eram galgos (de pernas longas e ágeis na caça de coelhos e lebres), foram atacados. O estudo dos assuntos escatológicos nunca deve relegar a segundo plano as verdades medulares do Evangelho para a salvação dos perdidos e a santificação dos crentes. Uma doentia curiosidade a cerca de datas, lugares e outros detalhes não tão importantes, é um claro indicio de imaturidade espiritual. Disse um pensador: “O bebê busca entretenimento”.

6. Não significa que o estudo da Escatologia seja relegado ao esquecimento, por medo, ou por falta de conhecimento do assunto, ou por achar que o assunto não tenha importância. O livro do Apocalipse, por exemplo, é pouco pregado, porem ele encerra majestosamente a revelação escrita de Deus e é o único livro da bíblia que começa com uma bem-aventurança para “aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. Ap. 1: 3.

7. Os principais fatos Escatológicos em ordem cronológica.

1- A vinda de Jesus para o Arrebatamento da Igreja (rapto). 1 Ts. 4:17; 5:4,5.
2- A Grande Tribulação. Mt. 24:21; Mc. 13:19-23.
3- O Julgamento das Nações. Joel 3:1-2; 3:14; 1:15.
4- O Milênio. Is. 2:2ss; Ap. 20:2,4,6.
5- Juízo Final. Salmo 9:7; Ec. 12:14; 2ª Pd 3:7.
6- Novos Céus e Nova Terra. Ap. 21:1-8.

2 comentários:

EV. JOSÉ CARLOS BEZERRA disse...

VENDEMOS E COMPRAMOS VEICULOS NOVOS E USADOS

André disse...

Deus abençoe!